top of page

Conjunto global de ecovilas com caráter ecológico, social, de resgate, empoderamento e protagonismo destinado à pessoas em vulnerabilidade social. Empreendedorismo, conscientização cívica e educação ambiental são pilares das comunidades, que visam estimular habilidades criativas e potencial econômico por meio de atividades em agricultura orgânica, gastronomia e artesanato.

Com a missão de promover harmonia e dignidade através de cidadania e sustentabilidade, a Comunidade Ecológica PopulAção é mais que um projeto de ecovilas, é uma:

  • Proposta de gerar novas oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social e estimular o desenvolvimento pessoal

  • Proposta de promoção da cidadania

  • Proposta ecológica em resposta a crise ambiental

  • Proposta de economia circular em contrapartida à economia linear

  • Proposta de migração para zonas rurais devido à alta concentração urbana

 

Através de modelo de franquia social, as ecovilas serão independentes e podem ser construídas em qualquer lugar do mundo, respeitando e valorizando suas características regionais, mas seguindo um mesmo estatuto, regimentos internos, código de ética e identidade corporativa. Casas ecológicas serão desenhadas e projetadas de acordo com o clima, utilizando de materiais locais, mais abundantes, econômicos e adequados às características do entorno. Elas apresentam grande durabilidade, menor necessidade de manutenção e maior taxa de valorização comparadas a casas de construção convencional.

Programas de educação cívica serão ofertadas visando a conscientização de direitos e deveres para a convivência social, bem como de educação empreendedora como suporte ao desempenho das atividades resultantes da profissionalização dos participantes em AGRICULTURA ORGÂNICA, GASTRONOMIA E ARTESANATO. Através da renda gerada na comercialização dos produtos, espera-se que sentimentos de pertencimento e autonomia sejam desenvolvidos nos moradores, que poderão alcançar sua sustentabilidade financeira.

Um ambiente de fomento à educação cívica e empreendedora, com desenvolvimento de habilidades criativas, potencial econômico, competências cognitivas e socioemocionais, que oferece moradia, alimentação, educação e renda. Sendo assim, serão resultados da Comunidade Ecológica PopulAção:

  • Diminuição do índice de vulnerabilidade social (IVS);

  • Maior colaboração e articulação nas relações comunitárias;

  • Diminuição da Pegada Ecológica;

  • Aumento no consumo de alimentos orgânicos;

  • Fortalecimento da economia dinamizada, com valorização dos recursos locais;

  • Diminuição do superpovoamento urbano, caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população.

Pensando Globalmente, Agindo Localmente

Por que?

Como?

Linha do Tempo

2013 - A Comunidade Ecológica PopulAção nasceu através de uma peregrinação. Como descrito no livro A vida vivida em Abundância, do encontro entre a miséria com a vontade de ajudar, surgiu a ideia de criar uma ecovila para retirar pessoas em situação de rua oferecendo-lhes não apenas um lar, mas também um local de estudo, uma fonte de alimento e renda.

2016 - A ideia foi para o papel. Antes de estabelecer o modelo de negócio, monetização, inovação ou uso de tecnologias, o conceito de ecovila social foi alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com base na Agenda 2030.

2019 - A proposta foi premiado com o 2ª lugar na categoria “Melhores Ideias” no Concurso Global de Empreendedorismo ‘Youth Citizen Entrepreneurship Competition’.

2020 - O projeto participou do programa de modelagem de negócios realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

2022 - É fundada a Startup ESG action como Negócio Social de Impacto para orquestrar e gerir a Comunidade Ecológica PopulAção.

A UNESCO mobilizou mais de dois mil jovens de todo o mundo com ideias e projetos inovadoras que defendam ou implementem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Concurso insere-se no Programa de Acão Global da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e foi coorganizado pela Fundação Goi Peace, Stiftung Entrepreneurship e Digital Experts United. A Comunidade Ecológica PopulAção foi premiada com a segunda colocação na categoria "melhores ideias". A ONU News veiculou reportagem exclusiva sobre o projeto.

Projeto de vila ecológica criado por brasileira vence prêmio da ONU
00:00 / 02:07

Prêmios & Reconhecimentos

"Além de visibilidade internacional, o prêmio é um sinal de que a ideia tem potencial de implementação. O projeto consiste em resgatar e encarreirar pessoas com vulnerabilidade social, minorias sociais excluídas. Oferecer um espaço onde eles tenham possibilidade de renda, onde tenham moradia, sem ser assistencialista."  Laís Lucca

Leia a reportagem completa publicada na ONU News

bottom of page